O que é melhor: ficar em hotel/pousada ou em apartamento?

O que é melhor: ficar em hotel/pousada ou em apartamento?

Hotel ou apartamento, o que é melhor?

Alugar apartamento pode ser mais barato, mais proveitoso e mais gostoso que ficar em hotel. Mas repare no verbo: pode ser. Vai depender do tipo de viagem e do perfil do viajante.

Alugar apartamento requer um jeito diferente de viajar

Se você vai ficar um, dois ou três dias num lugar, não vale a pena alugar apartamento. Apartamento é para ficar mais tempo, para descobrir coisas fora do circuito turístico, para brincar de morador, apra descobrir facetas da cidade que passam despercebidas do hóspede de hotel.

Mas se você for com aquela agenda toda trabalhada no cronômetro com 5 pontos turísticos por dia que você precisar ticar, então o apartamento vai te atrapalhar. Porque ficar em apartamento toma tempo do seu dia, deixa o seu ritmo mais lento. E isso é ótimo – mas não quando você tem pressa.

Apartamento é uma experiência diferente, com uma rotina diferente

Por exemplo: você não chega em Paris, deixa a mala no apartamento alugado e sai correndo pra ter a sua primeira visão da torre Eiffel. Não. Você chega em Paris, deixa a mala no apartamento e desce para fazer compras — suco de laranja, vinho, patê, pão, cerejas… hmm, o figo está na época… café, adoçante, queijo, presunto, Coca Light, iogurte, flores, água Perrier, que salada linda, será que essa lasanha é boa? No mínimo você tem que dar um rolê na área para descobrir onde você consegue o quê.

Se você acha isso um saco, alugar apartamento não é para você. Agora: se isso abre uma nova perspectiva para sua viagem, então você deve experimentar pra ver se é a sua.

Outras diferenças entre hotel e apartamento que valem ser lembradas:

  • No hotel você chega e sai à hora que quiser: se você não puder ocupar o seu quarto, você deixa a mala no depósito do hotel, tanto antes do check-in quanto depois do check-out. Já no apartamento você precisa combinar direitinho a hora da chegada (para receber a chave), e os procedimentos de saída (para entregar a chave). E não existe nenhuma solução-padrão pro problemas das malas entre o momento da chegada e a ocupação do apartamento ou entre o momento da saída e a hora de ir para o aeroporto.
  • Num apartamento, se o vaso entupir, se a água não esquentar, se o wifi cair (essa é a maior das tragédias) ou se a geladeira vazar, não vai dar para ligar para a recepção 24 horas. Você vai ter que mandar um zap para o proprietário e ficar rezando para os dois vezinhos ficarem azuis e ele vir resolver ou mandar alguém(whatsapp)
  • Arrumar a cama, limpar a bagunça da cozinha, passar um pano no banheiro depois de quatro dias — no apartamento ninguém vai fazer isso por você. (Em alguns casos é possível contratar uma diarista eventual.)

Alugar apartamento é mais econômico que ficar em hotel?

Sim: na tal da ponta do lápis, alugar apartamento é mais econômico do que ficar em hotel. Mas veja bem: não alugue apartamento  porque é mais econômico. Alugue apartamento se você comprar o pacote inteiro, a experiência completa.

E falando em economia, fuja de apartamentos que estejam muito mais baratos do que os de padrão semelhante na mesma cidade. Apartamento muito barato demais ou está detonado ou é muito mal localizado. Acredite: apartamento detonado é muito pior que hotel mequetrefe.

E se você não quiser fazer economia na diária, o apartamento pode virar um senhor upgrade para a sua viagem. Eu explico: se você se dispuser a gastar no apartamento a mesma verba que você gastaria em hotel você vai conseguir um apartamento bem mais bacana que o hotel.

Fonte: viajenaviagem.com


Opções de Hotéis e Pousadas em nosso Litoral!!!!