Apesar de ser um estado muito conhecido pelo frio, isso não uma é regra, e o Paraná oferece um litoral cheio de opções para você aproveitar uma boa praia. Como a capital, Curitiba, fica a menos de 110 quilômetros das praias, nos finais de semana esses são destinos também muito visitados pelos curitibanos. E você, quer conhecer as praias do Paraná?
Existem desde opções para curtir com os amigos, passando pelos destinos românticos para aproveitar a dois e até praias para passar as férias com a família toda.
O litoral paranaense conta com dezenas de praias para você explorar nas próximas férias. Selecionamos 20 delas que merecem a sua visita:
1 – Praia do Farol

A Praia do Farol é uma das várias praias da famosa Ilha do Mel, que você precisa conhecer. No lado da Ilha chamado de Brasília, a cerca de trinta minutos de barco saindo do ponto de embarque, em Pontal do Sul, essa é uma das praias mais procuradas pelos turistas. Essa praia fica a uns 15 minutos de caminhada do trapiche, e é lotada na alta temporada. O mar é bem limpo, com algumas ondas e ampla faixa de areia, e é possível fazer uma caminhada pelos vários degraus no morro ao lado para chegar até o Farol das Conchas, um dos principais pontos turísticos da Ilha do Mel.
Na Praia do Farol em si, não existe estrutura nem construção nenhuma. Porém, a praia fica a poucos minutos do centro de Brasília e do trapiche, onde é possível encontrar muitas opções de pousadas, campings, hostels, mercearias, lojinhas, mercados, restaurantes, lanchonetes e muito mais.
2- Ilha do Superagui

A estrutura em Superagui é bem rústica. Possui uma pequena vila, com poucos moradores e tudo muito simples, mas aconchegante. Na Barra de Superagui, bem próximo ao trapiche, existem algumas opções de pousadas, além de pequenos restaurantes de frutos do mar, mercearias e lanchonetes, mas não espere por luxo ou infraestrutura extra na ilha. Também é possível comprar passeios de barco para a Ilha das Peças ou para ver os botos da região.
3. Praia da Fortaleza

4 – Praia do Miguel

5 – Praia do Limoeiro

6 – Praia de Fora

Nessa praia também não existe estrutura, nem construção nenhuma. Porém, fica a poucos minutos do centro de Brasília e do trapiche, onde é possível encontrar muitas opções de pousadas, campings, hostels, mercearias, lojinhas, mercados, restaurantes, lanchonetes e muito mais. De qualquer forma, é recomendado levar todos os itens e alimentos necessários no passeio.
7 – Prainha

8 – Pontal do Sul

Apesar de ser um local mais calmo, existe uma boa estrutura no entorno de Pontal do Sul. São mercados, farmácias, restaurantes e mercearias próximas da beira-mar, e também um Pronto Atendimento a 8km de distância, em Shangri-lá.
9 – Balneário Atami

10 – Balneário Shangri-lá

11 – Balneário Ipanema

Ipanema conta com um calçadão, muitos comércios, mercados, restaurantes, bares, farmácias e toda a estrutura necessária por perto.
12 – Praia de Leste

O Balneário possui uma boa estrutura, com mercados, pronto atendimento, farmácia, bares, baladas, mercados e pousadas. Porém, próximo à faixa de areia, não existe muita estrutura. Por isso, é indicado já levar para a praia os alimentos, bebidas e itens necessários para garantir um dia tranquilo e sem imprevistos.
13 – Praia de Monções

Assim como a maioria dos Balneários do Paraná, essa praia possui muita estrutura em suas proximidades, como mercados, restaurantes, farmácias e bares, mas é indicado levar os itens necessários em um passeio na praia.
14 – Praia Grande de Matinhos

O local até conta com uma simples estrutura nas proximidades, como algumas mercearias, sorveterias e bares, mas nada muito completo. Na praia mesmo, apenas alguns vendedores ambulantes na alta temporada. Por isso, é indicado levar o que for necessário para a praia e, caso procure mais estrutura, seguir até a Praia Brava de Matinhos, poucos quilômetros dali.
15 – Praia Brava de Caiobá

Quem vai até a Praia Brava não precisa se preocupar com estrutura. São diversas opções na própria areia, além de muitos quiosques no calçadão, mercados, farmácias, sorveterias, padarias, bares, food trucks e tudo que pode ser preciso nas ruas próximas a beira-mar. A praia também possui chuveiros para limpar a areia no final de um dia todo curtindo a areia e o mar.
16 – Praia Mansa de Caiobá

Nessa praia também é possível encontrar chuveiros no verão e alguns vendedores ambulantes. Próxima a ela, existem bares, sorveterias, restaurantes, mercados e toda a estrutura necessária.
17 – Praia dos Amores

Nessa praia não existe nenhuma estrutura, apenas casas construídas próximas de sua faixa de areia. O indicado é que se leve o que for necessário para o passeio, mas em caso de imprevistos, é possível contar com a estrutura da Praia Mansa logo ao lado.
18 – Praia Central de Guaratuba

Na temporada, a praia conta com muitos vendedores ambulantes e chuveiros para limpar a areia. Na orla da Praia Central, é possível encontrar toda a estrutura necessária como restaurantes, bares, sorveterias, lojas e muito mais.
19 – Praia de Brejatuba

O local não conta com uma boa estrutura, já que é próxima de uma área com muitas casas. É indicado levar o que for necessário para o passeio.
20. Barra do Saí

Apesar de contar com alguns vendedores ambulantes na temporada, a estrutura próxima não é completa. É indicado levar os itens e alimentos necessários para passar o dia por lá.
E aí, você prefere uma praia mais movimentada, ou gosta de ir para o litoral para relaxar? Escolha as opções que mais combinam com o que você espera de uma praia e aproveite o melhor do litoral paranaense.
Fonte: Viajali
Pingback: Ir à praia faz bem para a saúde e ajuda a diminuir o estresse
Pingback: 9 dicas para não pesar o bolso na sua viagem para praia!