Histórico
Com o restabelecimento da capitania de São Paulo em 1765, a coroa portuguesa nomeou D. Luis Antônio de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus para governá-la. Em julho daquele mesmo ano, seguindo instruções expressas do marquês de Pombal, tratou de estabelecer novas povoações em regiões do litoral e do sertão. Em 1767, o tenente-coronel Afonso Botelho Sampaio e Souza, primo de D. Luis, seu ajudante de ordens, foi mandado à vila de Paranaguá, com dois encargos: Construir uma fortaleza na Ilha do Mel e povoar o local conhecido como “Enseada Guaratuba”, na faixa litorânea entre Paranaguá e a Vila de São Francisco. 200 casais foram selecionados para colonizar o local dando-lhes o governo português as ferramentas necessárias e demarcando-lhes as terras, de acordo com as necessidades de cada um. Quatro anos depois, no dia 29 de Abril de 1771, o pequeno povoado foi elevado a categoria de vila com o ato de fundação da Vila de São Luiz da Marinha de Guaratuba, e a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso oficiada pelo pároco Bento Gonçalves Cordeiro, auxiliado pelos freis João Santana Flores e Francisco Borges. Nesta mesma data este povoado foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de Vila São Luíz de Guaratuba da Marinha. Guaratuba na língua tupy quer dizer “muitos Guarás”, pássaros da família Eudocimus ruber de coloração vermelho vivo. Esta ave retornou ao município depois de desaparecer por várias décadas.
Como Chegar?
BR 277 Distancia 91 km de Curitiba.
Infraestrutura de Acesso
AÉREA
Pista de Pouso – Aeroporto Santos Dumont (recebe aviões pequenos das 6h às 18h)
Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, s/nº
MARÍTIMA
Porto D.Pedro II
Rua Antônio Pereira, 161 – Tel. (41) 3420-1143
Rodoviária
Terminal Rodoviário Municipal Rua João Estevão, 403 – Tel. (41) 3420-2925
Empresa de Ônibus
Viação Graciosa
Tel. (41) 3423-1215 / 3223-0873 (Curitiba)
Site: www.viacaograciosa.com.br
Penha
Tel. (41) 3422-9338 / 0800 646 2122
Site: www.nspenha.com.br
O que Visitar?
Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio
Antigo aterro no bairro do Rocio, urbanizado e transformado em espaço religioso para a realização da missa em devoção a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná no dia 15 de novembro. Recebe durante o ano todo milhares de fiéis de diversas partes do Brasil. Localiza-se na Praça Thomás Sheehan – Rocio – Tel. (41) 3423-2020. Visitação diariamente das 8h às 18h.
Igreja de São Benedito
Padroeira da Irmandade de São Benedito foi a primeira igreja construída no sul do Brasil por escravos devotos, por volta de 1600 a 1650. Localiza-se na Rua Conselheiro Sinimbú – Centro Histórico – Tel. (41) 3423-2205. Visitação: diariamente das 8h às 18h
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Templo mais antigo construído ao sul da capitania de São Vicente, data de 1578. Em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, foi o marco central da Vila de Paranaguá. Localiza-se na Rua Professor Cleto, 26 – Centro Histórico – Tel. (41) 3423-2293. Visitação: diariamente das 8h às 19h.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas / Teatro da Ordem
Construída no século XVIII pela Ordem Terceira de São Francisco, era igreja da elite parnanguara. Localiza-se na Rua XV de Novembro – Centro Histórico – Tel. (41) 3422-5224. Visitação: diariamente das 9h às 17h30.
Fontinha
Também chamada de “Fonte Velha” e “Fonte de Cima”, sua construção remota ao século XVII e até 1914, quando foi inaugurada a rede de água e esgoto, abasteceu a cidade com sua água. Localiza-se na Rua João Estevão, s/nº – Centro Histórico.
Casa da Cultura Monsenhor Celso e Brasílio Itiberê
Construído no século XVIII era morada do músico Brasílio Itiberê da Cunha e seu irmão Celso Itiberê da Cunha (Monsenhor Celso). Localiza-se no Largo Monsenhor Celso, 23 – Centro Histórico – Tel. (41) 3425-0894. Visitação: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h30 e das13h às 18h.
Casa Mandicuera
Fundada em 2004, tem como objetivo agregar iniciativas que visam à prática, ao estudo e à difusão da Cultura Popular Caiçara, tendo como tema as manifestações culturais e artísticas do litoral do Paraná. Localiza-se na Rua 49, bairro Sete de Setembro na Ilha dos Valadares. Tel. (41) 3425-5275 – Site: www.mandicuera.com Visitação: diariamente das 9h às 18h
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná – MAE
Antigo Colégio dos Jesuítas, o MAE foi inaugurado em 1960 e abriga em seu acervo coleções de arqueologia pré-histórica, popular e etnologia indígena. Localiza-se na Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Tel. (41) 3721-1200. Visitação: terça-feira a domingo das 8h às 20h.
Comunidades Pesqueiras
Em toda Paranaguá tem cinco comunidades pesqueiras que são elas a: Comunidade Pesqueira Prainha Ponta do Ubá; Comunidade Pesqueira São Miguel; Comunidade Pesqueira Piaçaguera; Comunidade Pesqueira Eufrasina; Comunidade Pesqueira Ilha dos Valadares.
Fandango – Ilha dos Valadares
As danças do Fandango foram trazidas pelos portugueses, estando intimamente ligadas ao canto, sendo seu principal instrumento a viola. Partes da cultura caiçara aconteciam como pagamento por trabalhos coletivos da comunidade.
FESTIPAR – Festival de Teatro de Paranaguá
Incentiva grupos teatrais, valorizando os artis Pelourinho Símbolo da justiça e do poder da coroa portuguesa, erigido em 1646 pelo Capitão Povoador Gabriel de Lara, fundador da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Localiza-se na Rua XV de Novembro, s/nº – Centro Histórico.
Praça do Japão
Inaugurada em 29 de julho de 1986 foi revitalizada e reinaugurada em 29 de julho de 2007, em homenagem à cidade irmã de Awaji, província de Hyogo, Japão. Localiza-se na Rua Estevão – Centro Histórico.
Porto Dom Pedro II
Inaugurado em 1935, considerado o segundo maior porto do país e o maior porto graneleiro da América Latina. Não é permitido o acesso de visitantes nas instalações do cais, a visualização dos navios e instalações portuárias pode ser feita através do passeio de barco partindo da Rua da Praia.
Rua da Praia
Local onde se encontra a maior concentração de sobrados coloniais. Estes seculares casarões da Rua General Carneiro mostram as linhas e formas da colonização portuguesa. Localiza-se no Cetro Histórico em paralelo com a margem esquerda do rio Itiberê.
Rio Itiberê
Foi às suas margens que se fixaram os primeiros colonos transferidos da Ilha da Cotinga, quando ainda se chamava Taquaré, dando origem ao casario da Rua da Praia. Deságua na baía de Paranaguá.
Cascata da Quintilha
Formada por um acidente geográfico de aproximadamente 40 metros de altura do rio Brejatuba, está inserido dentro da Mata Atlântica, sendo considerada Área de Proteção Ambiental devido à grande importância ecológica. Localiza-se na Colônia da Quintilha, a 8 km da BR 277, com acesso pela PR 508, km 4 (Rodovia Alexandra/Matinhos). Tel. (41) 3427-3536 / 8836-8883 (Restaurante Sabor da Quintilha)
Baía de Paranaguá
É a maior baía do Estado do Paraná, considerada a terceira de maior importância no País pelo seu estuário lagunar, além de ser cercada pela Serra do Mar, abriga extensas áreas de manguezais e remanescentes da Floresta Atlântica. Na baía de Paranaguá encontram-se várias ilhas e comunidades pesqueiras, sendo as principais: Ilha do Mel, Ilha dos Valadares, Ilha da Cotinga, Ilha do Teixeira, Amparo, Eurasiana, Europinha, São Miguel, Piaçaguera e Ponta do Ubá. É possível conhecer a baía, suas ilhas e comunidades através do passeio de barco que parte da Rua da Praia.
Aquário de Paranaguá
O Aquário de Paranaguá expõe aos seus visitantes aproximadamente 200 espécies, divididas em 23 tanques de água doce e salgada. Os visitantes poderão ver de perto pinguins, raias, tubarões, recifes de coral, manguezal e outras representações aquáticas. Localiza-se na Rua João Régis, s/nº – Tel. (41) 3425-8063 Site: www.aquariodeparanagua.com.br Visitação: (Baixa Temporada) segunda-feira a sexta-feira das 10h às 17h; sábado e domingo das 10h às 18h. (Alta Temporada) diariamente das 10h às 20h
Ilha da Cotinga
No início da ocupação do Paraná, os primeiros colonizadores vindos de São Paulo ali se estabeleceram com receio dos índios carijós que dominavam a região. Até hoje, os índios habitam o cenário onde seus ancestrais nasceram.
A Ilha do Mel tem 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982. Em março de 2002 foi criado o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares. Seus principais atrativos são o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a Gruta das Encantadas.
Mapa turístico de Paranaguá
All fields are required. You can choose a package which suits your needs.