Histórico
A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná, no município de Paranaguá. É uma área de preservação administrada pela IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
A Ilha tem 25 quilômetros de belas praias, desertas ou com pouca urbanização. A população da Ilha se distribui entre algumas pequenas vilas: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza.
Para preservar o meio-ambiente e evitar a degradação da Ilha, não é permitido veículos automotores e de tração animal, e o número de visitantes é limitado a 5.000 pessoas por dia.
A locomoção dentro da Ilha é feita por trilhas de terra, que dão a impressão que o lugar parou no tempo.
Só é permitida a visitação em espaços delimitados da Ilha. Uma grande parte de seu território se constitui de área de preservação, onde não é permitido o acesso. Os pontos turísticos de maior destaque na Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres, todos abertos à visitação pública.
Como Chegar?
BR 277 até Paranaguá BR 277 e PR 407 (Pontal do Paraná) em seguida pela PR 412 até o balneário de Pontal do Sul. Distante 130 km de Curitiba.
Infraestrutura de Acesso
Marítima
ABALINE (Linha Regular) Tel. (41) 3455-2616 / 3425-6325
home page: www.abaline.com.br
Barcos a partir de Pontal do Paraná, balneário de Pontal do Sul:
diariamente das 8h às 20h (a cada 30 minutos).
Barcos a partir de Paranaguá:
Baixa temporada: diariamente 9h30 e 15h30
Temporada: diariamente às 8h30, 9h30, 11h, 13h, 15h, 16h30 e 18h
O que Visitar?
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres ou Fortaleza da Barra
Construção de 1767-1769, feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá. Em 1850, nesta fortaleza, o “Combate Cormorant” marcou a história de Paranaguá. O vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais em decorrência do tráfico ilícito de escravos, originando a referida batalha. A Fortaleza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1972.
Capela de São Francisco
Pequeno oratório construído ao pé do Cruzeiro, que guarda em seu interior várias imagens, sendo a devoção maior, dedicada a São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais. Situa-se no Morro Nhá Pina a uma altura de 151 metros acima do nível do mar.
Farol das Conchas
Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá. Localiza-se no Morro das Conchas
Gruta das Encantadas
Situa-se na parte meridional da Ilha, em grande paredão rochoso, sendo um local envolto em lendas e histórias fantásticas.
Festa de S. Pedro
Festa religiosa com novenas, missa, batizados, procissão com a imagem de nossa senhora do rocio, padroeira do Paraná trazida de Paranaguá.
Festa da Tainha
Durante dois finais de semana, a ilha do mel apresenta sua especialidade, a tainha, preparada e servida de diversas maneiras, frita, assada e na folha da bananeira.
Festival Brasileiro de Voo Livre
O Festival é promovido pela Associação dos Comerciantes das Encantadas (Aceim), pelas escolas de voo livre, Vento Norte e Nick Fly, e também pela Federação Paranaense de Voo Livre, com apoio da Secretaria estadual do Turismo.
Praias
Encantadas, Brasília, Limoeiro, do Cassual, da Fortaleza, do Farol, Grande, do Miguel, de Fora, do Belo e Ponta Oeste.
Morro das Baleias
No Morro das Baleias está localizado um labirinto de canhões e um mirante, de onde se pode deslumbrar um dos mais belos visuais cênicos da Serra do Mar.
Passeios
Caminhadas pelas praias partindo dos trapiches: Trapiche de Brasília Fortaleza: 1 hora Farol: 10 minutos Brasília: 15 minutos
Prainhas: 1 hora Praia Grande: 15 minutos
Trapiche de Encantadas Fortaleza: 2 horas Farol: 1 hora Brasília: 1 hora e 30 minutos Gruta: 10 minutos Praia Grande: 35 minutos
All fields are required. You can choose a package which suits your needs.