Histórico
O município foi colonizado por portugueses por volta de 1545, sendo o primeiro do solo paranaense, está localizado no litoral norte do Paraná. A cidade de Guaraqueçaba é considerada um dos destinos de maior biodiversidade do Brasil, rodeada pela mata atlântica preservada, possui um vasto conjunto de fauna e flora aonde várias espécies podem ser observadas, fazendo com que o destino seja único e inesquecível. O município exerce ainda uma importância ambiental muito grande com a preservação de animais e aves em extinção, um exemplo é o papagaio da cara roxa e o pássaro Guará, a principal atividade turística que o município vem desenvolvendo é o ecoturismo.
Como Chegar?
BR 277, seguindo pela PR 340 até Cacatu e depois pela PR 405, sendo este último trecho (76 km) não asfaltado. Distancia: 166 km de Curitiba.
Infraestrutura de Acesso
MARÍTIMA
Barcos a partir de Paranaguá
(segunda-feira a sábado saída as 9h e as 13h30 e aos domingos as 9h) – Travessia de 2h30
Barcos a partir de Guaraqueçaba
(segunda-feira a sábado as 7h e as 14h e aos domingos 14h).
RODOVIÁRIA
Estação Rodoviária
Rua Ararapira, s/nº Tel. (41) 3482-1232
Empresa de Ônibus Viação Graciosa
Tel. (41) 3482-1232 / 3223-0873 (Curitiba) home page: www.viacaograciosa.com.br
O que Visitar?
Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões
Construída em 1838 em estilo colonial com grossas paredes de pedra, foi a primeira construção de Guaraqueçaba. Em seu interior destaca-se o altar em forma de embarcação cuja base é um peixe e um golfinho esculpidos em madeira por um artista local, uma homenagem aos pescadores da região. Localiza-se na Rua Coronel João Isidoro.
Mercado Municipal
Sua construção data de 1911, possui quatro salas que hoje atendem a Cooperativa de Artesãos Arte Nossa, Armazém de Agricultura Familiar(com produtos da região, como farinha e banana), Posto de Informações Turísticas e Departamento de Cultura que realiza atividades como: exposições, apresentação de fandango, vídeos documentários, oficinas, entre outros. Localizado na Praça William Michaud (beira mar).
Rancho Caiçara:
Espaço cultural destinado a abrigar acervo dos grupos culturais Fâmulos de Bonifrates e Fandanguara, especializados na cultura do povo Caiçara entre elas o Fandango. Visitas apenas com agendamento. Tel.: (41) 8416-3265 -e-mail:
muniznativofilho@yahoo.com.br
Centro de Visitantes
Construído em 1880, teve um importante papel na economia local na exportação de banana, sendo em 1900 a sede da Cooperativa dos Produtores de Banana. Atualmente é mantido pelo ICMBio onde possui um pequeno museu que conta um pouco da história da região. Não é cobrada entrada. Visitação: de segundafeira a sexta-feira das 9h às 18h
Casario Colonial
Diversos exemplares arquitetônicos do século XIX podem ser observados pelas ruas da cidade, guardando ainda características do estilo colonial. Destaca-se o sobrado que abriga a sede da Estação Ecológica administrada pelo IBAMA.
Encontro de Cultura e Fandango
As danças do Fandango foram trazidas pelos portugueses, estando intimamente ligadas ao canto, sendo seu principal instrumento a viola. Partes da cultura caiçara aconteciam como pagamento por trabalhos coletivos da comunidade.
Ponta do Morretes
Área arborizada, com passarela beirando a baía, possui local para banho e pesca. Localiza- se no centro da cidade.
Morro do Quitumbê
Com uma altura aproximada de 128 metros, possui uma trilha de nível leve em meio à vegetação nativa, numa extensão de 692 metros, que culmina em seu topo proporcionando exuberante vista panorâmica da baía e da cidade. Localizase no perímetro urbano, com acesso ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões.
Reserva Ecológica do Sebuí – RPPN
Oficialmente reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no ano de 1999, a reserva oferece visitas dirigidas em trilhas interpretativas com programa de educação ambiental, observação de flora e fauna, passeio de canoa, além de banhos de rio e cachoeira. Informações Tel. (41) 995255070 /João Amadeu – Pousada Chauá – pousadachaua@hotmail.com – (41)98465-4897. Localiza-se na Baía dos Pinheiros.
Reserva Natural Salto Morato – RPPN
Criada e mantida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a Reserva é reconhecida junto com outras unidades de conservação da região, como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Protege paisagens, como o Salto Morato, uma queda d’água de aproximadamente 100 metros e a Figueira do Rio do Engenho, cuja raiz forma um “portal” sobre os seis metros de largura do rio. São 2.340 hectares de natureza aberto ao público em 1996. Além da beleza natural, a reserva oferece: trilhas interpretativas, quiosques, aquário natural para banho, camping, laboratório, alojamento para pesquisadores e centro de capacitação. Tel. (41) 3340-2644 / 3340-2640 (Curitiba) 33182644/33759671 (celular rural) 991284477. Home page www.fundacaogrupoboticario.org.br e-mail: morato@fundacaoboticario.org.br. Localiza-se a 20 km da sede do município pela PR 405. Visitação: terça-feira a domingo das 8h30 às 17h30. Para grupos acima de 10 pessoas há necessidade de agendamento.
Ilha de Barbados
Pequeno vilarejo com cerca de 25 casas de pescadores. Destaca-se por sua gastronomia a base de frutos do mar, principalmente pelo cultivo de ostras retiradas do mar minutos antes de seu preparo. O acesso a ilha pode ser feito através de barco particular ou fretado, também é possível visitar uma farinheira artesanal e a casa de cultura.
Ilhas Pinheiro e Pinheirinho
A grande atração da Ilha do Pinheiro é a revoada dos bandos do raro papagaioda-cara-roxa ao entardecer. Não é permitido a entrada de visitantes. Localiza-se na baía dos Pinheiros. Embarcações podem ser alugadas em Guaraqueçaba.
Ilha das Peças
Praia de areia branca, pertencente ao Parque Nacional do Superagui. Na Ilha existem 4 comunidades – Vila das Peças, Guapicu, Tibicanga e Bertioga, sendo que a Vila das Peças é a de maior população e que recebe turistas, principalmente nos fins de semana e feriados prolongados. No rio das Peças encontra-se uma área de residência do Boto-Cinza, local onde é possível avistar os golfinhos durante o ano todo. A ilha oferece aos visitantes pousadas e restaurantes, na frente do trapiche encontra-se a cozinha comunitária, onde além de refeições pode-se comprar tortas e bolos. Os barcos saem diariamente de Paranaguá, partindo de Guaraqueçaba somente embarcações fretadas. Possui trapiche para embarque e desembarque de passageiros.
Ilha do Superagui
Localizada no litoral norte do Paraná na divisa com São Paulo, a ilha pertence ao Parque Nacional do Superagui e possui apenas dois pequenos vilarejos com aproximadamente mil habitantes. A vila oferece várias opções de hospedagem e uma farta gastronomia. Uma das atrações mais populares da ilha são as rodas de fandango, música acompanhada de viola apresentada no bar Akdov, sem esquecer de degustar a tradicional cachaça de cataia conhecida como “uísqui caiçara”. As folhas da cataia são de uma árvore nativa da região.
All fields are required. You can choose a package which suits your needs.